Open/Close Menu Unidade de Saúde Familiar

A USF Flor de Sal é uma das várias unidades de saúde prestadoras de Cuidados de Saúde Primários do país com idoneidade reconhecida pelo Ministério da Saúde e Ordens profissionais dar formação a alunos de medicina e enfermagem e a jovens médicos e enfermeiros.

Na USF Flor de Sal existem três médicas orientadoras de formação do Internato Complementar em Medicina Geral e Familiar, colaborando os restantes médicos na formação de alunos de medicina e internos do Ano Comum .

Também a equipa de enfermagem tem papel ativo na formação dos seus pares, acolhendo e orientando estudantes de enfermagem na formação pré-graduada e pós-graduada (nomeadamente nas áreas de Saúde Infantil e Pediatria e Saúde Materna e Obstétrica).

Atualmente existem 8 internos de Medicina Geral e Familiar a realizar a sua formação na nossa unidade (Dr.ª Catarina Carvalho, Dr.ª Inês Teles, Dr.ª Sandrine Lucas, Dr. Bruno Nascimento, Dr.ª Ana Margarida Adão, Dra. Ana Rafaela Esperança e Dra. Cláudia Cunha), 3 dos quais brevemente nos abandonarão para assumir o seu próprio ficheiro de utentes. Ao longo dos 8 anos de vida da USF Flor de Sal, vários médicos de família completaram a sua formação especializada nesta unidade, estando atualmente a trabalhar em diversas unidades de todo o país: Dra. Carla Simões, Dra. Joana Bordalo, Dra. Cláudia Rainho e Dra. Catarina Sebe.

A formação de novos profissionais é uma obrigação ética e deontológica dos profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, uma garantia para os utentes de cuidados de saúde de qualidade uma vez que esta vertente formativa exige aos profissionais desta unidade uma dedicação permanente à formação continua e atualização de conhecimentos. Ao longo dos seus 8 anos de vida, a USF Flor de Sal  foi representada em dezenas de eventos científicos nacionais e internacionais pelos seus internos, cujos trabalhos de elevada qualidade já foram numerosas vezes premiados.

CategoryGeral

SAÚDE 24     808 24 24 24